COMER COM OS OLHOS
espectáculo cine-teatral-culinário
"'Comer com os Olhos' é uma nova criação de Giacomo Scalisi (encenação) e Rosário Pinheiro (chef de cozinha), com texto original de Afonso Cruz. Trata-se de um espectáculo de teatro que, em diálogo com o cinema, aborda a dimensão dramatúrgica da culinária e dos rituais ligados ao acto de comer. Na história do cinema existe uma quantidade significativa de obras que tomam a comida como móbil da acção dramática e que instalam no ecrã certas sensorialidades, que neste espectáculo se quer transportar e alastrar para a dimensão ao vivo.
“Comer com os Olhos” acontece à volta da cozinha e de um ecrã de cinema sempre presente e com o suporte do filme “Tampopo” do realizador japonês Jûzô Itami (1985). Ao longo do espectáculo, o texto de Afonso Cruz leva-nos a descobrir as várias ligações que os humanos mantêm com a comida e com os seus ingredientes.
Uma experiência entre a imagem projectada e a criação de situações teatrais ao vivo e em tempo real que lança ao público o desafio de mergulhar numa narrativa que propõe um curto-circuito entre teatro, cinema e gastronomia."

Texto Original: Afonso Cruz
Encenação: Giacomo Scalisi
Chef de Cozinha: Rosário Pinheiro
Interpretação: Matilde Real
Com: Mariana Canha e Giacomo Scalisi
Direcção Técnica e Desenho de Luz: Joaquim Madaíl e Rui Barbosa
Fotografia: João Mariano
Produção: Lavrar o Mar Cooperativa Cultural
A apresentação de “Comer com os Olhos” na Madeira acontece no âmbito do Ciclo de Arte Contemporânea da Madeira, integrado no INSUL´Arts, um projeto financiado pelo Programa Cultura do EEA Grants Portugal, através do Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos gerido pela Direção-Geral das Artes na qualidade de Parceiro do Programa. INSUL´Arts é um projeto promovido e dinamizado pela Companhia Dançando com a Diferença em estreita parceria com a dybwikdans (Noruega), Câmara Municipal do Funchal e o Teatro Viriato (Viseu).